Bloggers Tips | 6 Dicas para Bloggers Iniciantes

February 24, 2015


Hello! Como sabem queria começar a fazer posts de ajuda para bloggers e hoje venho-vos deixar 6 dicas para bloggers iniciantes. São dicas óbvias, mas dicas que toda a gente precisa para quando está a começar. E por mais óbvias que sejam para bloggers que já têm um blog, secalhar para uma blogger iniciante pode não ser assim tão óbvio!

E pronto aqui vamos nós para elas:
  • 1 - O nome
É muito importante escolher um nome para o blog. O nome é a primeira coisa que vão ver e é o que vai ajudar na publicidade do mesmo. Se arranjarem um bom nome que tenha a ver com o estilo do blog já estão em meio caminho andado.

  • 2 - O Layout & Header
Depois do nome, o layout e o header são mais duas coisas importantíssimas num blog. Pensem que o nome é o vosso nome, e o layout e o header são as roupas que vestem. Gostam de se vestir bem certo? Então, têm também de ter um layout fantástico! Através do Modelo do Blogger podem encontrar vários modelos predefinidos ou se quiserem dar um toque próprio ao blog há imensos tutoriais pela internet fora e podem também procurar por gente que conheçe de HTML. Aconselho-vos a  seguir o blog da Lovable Marie e a ver os tutoriais que ela têm pelo blog!

  • 3 - Os posts
Agora falo-vos da estrutura de cada post. Como já falei num vídeo meu, não sou fã nem de posts cheios de foto e sem uma pitada de texto nem de posts cheios de textos com uma dificil leitura e com apenas uma foto. Quando escrevo demasiado tento sempre estruturar o post de uma maneira fácil e descomplicada de ler. Uso os negritos, os censurados, letras maiores e menores e ainda posso usar (como é neste caso) os pontinhos de tópicos. Tento também sempre ter a letra justificada (para ficar do tamanho do post) e uso sempre também as fotos com uma medida certa.
  • 4 - Os widgets
Para uma blogger, este pode ser um dos tópicos mais importantes. Os widgets são fundamentais num blog, visto que é a forma de publicitar as outras redes sociais. Temos vários widgets mas os mais importantes para mim são: o facebook, o instagram e o GFC. Passo a explicar o que é o GFC, visto que sei que muita gente não sabe do que falo. O GFC é o Google Friend Connect que é o contador de seguidores do blogger. Outros widgets também importantes para uma sidebar são: Um sobre mim com uma foto de apresentação, uma caixa de pesquisa e também um arquivo para consultar os posts mais antigos.

  • 5 - A pesquisa
E aqui falo do conteúdo do blog. É óbvio que uma blogger que começa um blog vai ter um conteúdo parecido a todas as outras bloggers - ao fim de contas estamos aqui todas a fazer a mesma coisa, mas cada uma de maneira diferente! Não é mau ir pesquisar pelas bloggers favoritas e tirar ideias para novos posts, mas nunca copiem nada. E se quiserem podem sempre tagar a blogger em questão, de certeza que vai ficar super contente!

  • 6 - Os comentários
Os comentarios também são um tópico fundamental num blog. Comentar um blog é um bom método de publicidade para nós mesmas. Enquanto estão a fazer um comentário podem sempre deixar o link do blog e até mesmo dizerem para lá passar. Mas por favor, nunca façam só comentários de publicidade. É feio e não fica bem. Eu não gosto de receber comentários apenas a dizer "Visita o meu blog!" quando demorei imenso tempo a fazer um post, quando dá para perceber que a pessoa em questão não leu o mesmo. Logo acho feio receber e fazer estes comentários! Não custa nada ler um post e dizer a nossa opinião!


Deixo-vos também um pequeno à parte e um grande conselho:
Não comecem um blog porque sabem que as bloggers recebem coisas grátis. Para começarem um blog precisam de imenso tempo disponível, precisam de força de vontade e vontade de trabalhar muitas horas em frente a um computador. E tirem da cabeça a ideia de que: Tenho um blog à uma semana vou já começar a mandar e-mails para lojas para parcerias. Não, isto está errado!! É preciso muito trabalho até chegarmos a um ponto onde conseguimos as parcerias, não é do dia para a noite que as conseguimos. Por isso o meu conselho é criarem o blog sim, mas darem o vosso melhor e todo o amor e carinho por ele, que ele irá crescer. Se forem ganaciosas pode nunca crescer e vocês nunca ganharem o que querem. Esta é a minha opinião mais sincera.

E pronto, aqui ficaram as minhas 6 dicas, se tiverem interessadas em mais algum tópico destes de ajuda de bloggers deixem aqui nos comentários para eu fazer novos posts de ajuda! Beijinhos e até ao próximo post!

You Might Also Like

32 COMENTÁRIOS

  1. Eu quando comecei o meu blog nunca na vida imaginei que podia ter parcerias! Quando o fiz foi mesmo porque queria partilhar coisas que sei e debater com outros tantos.
    É pena que exista já esta ideia do "Vou ganhar bué cenas ou vou fazer bué dinheiro" como tu disseste e bem um blog precisa de tempo.

    Beijinho do,
    Oito

    ReplyDelete
  2. Gostei muito deste post! Concordo contigo :)
    Será que podias fazer um post com dicas de programas de edição de fotos e vídeo? :)
    xoxo

    The Insomniac Owl Blog | Instagram | Facebook

    ReplyDelete
  3. Gostei muito das dicas :)
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. Achei o post muito bom e concordo contigo.
    Quando criei o blog não foi por ganhar dinheiro ou para ter parcerias, mas sim porque me interesso por muitas coisas e porque gosto de escrever e de debater diversos temas.
    Apesar de uma blogger no geral querer parcerias penso que é difícil consegui-las, pelo menos na minha opinião, mesmo quando uma pessoa se dedica imenso ao blog. Confesso que só à pouco tempo é que me comecei a dedicar mais ao blog, mas mesmo assim penso que nunca chegarei aos patamares que muitas blogueiras chegam. Penso que não terei imensas pessoas a ler o meu blog e a segui-lo (comentá-lo) e que não conseguirei parcerias. Sei que isto é muito pessimista, mas é o que penso.
    Desculpa o "desabafo"...

    Beijinhos,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ReplyDelete
  5. Adorei o post, achei super interessante e sincero acima de tudo!

    Muny’sFashionFanatique | FASHION & STYLE BLOG

    ReplyDelete
  6. Achei o post muito bom e concordo contigo.
    Quando criei o meu blog não foi por ganhar dinheiro ou para ter parcerias, muito pelo contrário, foi o facto de estar desempregada e não estudar, e em vez de ''ocupar a cabeça com coisas negativas'' decidi criar o blog para poder escrever de coisas que gosto e acima de tudo ocupar me. Agora ando mais parada, porque estou a dar outras prioridades, que para já ocupam me muito tempo. E estar a escrever post ''ás três pancadas'' não acho certo.
    Claro que gostava de ter uma casa perto da praia, um bom carro, mas para isso tenho que ''suar'' muito para poder conseguir, não é? O mesmo se aplica com as parcerias, temos que trabalhar, trabalhar muito. E ainda para mais que hoje em dia nada cai do céu.
    Beijinhos **
    thebeautyaddictedbysilvia.blogspot.pt

    ReplyDelete
  7. Gostei imenso de ler este post, e sendo eu relativamente recente no mundo dos blogs, não podia concordar mais contigo :)
    Beijinho

    www.theblackblush.blogspot.pt

    ReplyDelete
  8. Posts como este são uma ajuda essencial para quem está a começar um blog ou quer começar, obrigada por teres feito um tão sincero e completo! Concordo contigo em tudo, há que se fazer um blog por gosto e não à procura de "fama" :)
    http://rustorstardust.blogspot.pt/ **

    ReplyDelete
  9. Eu tenho dois blogges mas confesso que quando o criei era somente uma mera brincadeira e sinceramente já não disponho de muito tempo nele porque como disseste e bem, presisa-se de dedicação tempo e é coisa que não tenho tido. Um dos meus bloggs por exemplo são de Historias/livros feitos por mim para partilhar e sinceramente é só mesmo isso que interesa quere-mos pratilha com os outros um pouco de nos e aquilo de que gostamos, pena que muita gente somente pense que pde ganhar com isso e tenta a todo o custo isso.

    Os pontos que mais tenho dificuldade é mesmo o,
    2
    4
    senhores ;O
    Pois os meus blogs são da Sapo.pt nao do Google, ainda nao entendo bem isso :)

    (desculpa pelo tamanhão)

    Boa Sorte par o Blog e Beijinhos :*

    ReplyDelete
  10. Subscrevo tudo o que disseste, especialmente no que toca aos posts e aos comentários!
    Para mim, escolher o nome é das partes mais difíceis. Sabe deus o quanto pensei antes de escolher o meu!
    Manter o blog não é de todo tarefa fácil. Tomei maior consciência disso durante as épocas de exames da faculdade, em que me via incapacitada de conciliar com o blog. É preciso muito amor e dedicação para o manter

    Beijinho
    http://dcidadedopecado.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  11. excelentes dicas para quem está agora a começar! tudo boas práticas :)

    ReplyDelete
  12. Lovely post!!!! Great photos. Would you like to follow each other on GFC?! Let me know and follow me on my blog, I will follow you right back on both GFC and Bloglovin!
    xx
    Tanya
    What makes you beautiful & bloglovin

    ReplyDelete
  13. Genial post ,besazos.
    http://www.fashionismylifebyestefania.com/

    ReplyDelete
  14. Um post muito útil para as iniciantes ^^

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt

    ReplyDelete
  15. great tips for bloggers! love the photos you took!
    www.samanthamariko.com

    ReplyDelete
  16. Ótimas dicas!

    Isabel Sá
    htttps:brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ReplyDelete
  17. excelentes dicas! e este "à parte" no final está top :p

    ReplyDelete
  18. Dicas excelentes, adorei, são realmente optimas para quem está de inicio e não só :)


    visita o novo blog: http://themessystyle.blogspot.pt/

    beijinho

    ReplyDelete
  19. Boas dicas! :)
    Concordo com a última. Depois do trabalho que temos, é sempre bom recebermos o retorno!
    beijinhos

    http://dasmarias-blog.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  20. Gostei imenso das dicas, também vi o teu vídeo :)

    ReplyDelete
  21. Tão, tão verdade! <3 Obrigado por um post assim.
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    The Sweetest Life
    http://thesweetest-life.blogspot.com

    ReplyDelete
  22. Olha que para quem está a começar não são dicas tão óbvias assim, fizeste bem em partilhar querida :)

    ReplyDelete
  23. Concordo plenamente contigo especialmente em relação à última parte. Já ouvi muita gente dizer que ia criar um blog para começar a ter roupa de graça, e já me fartei de lhes dizer que não é assim que as coisas funcionam... Cada vez gosto mais do teu blog :)

    ReplyDelete
  24. Olá! Eu comecei um blog à pouco tempo e acho que os comentários são essenciais também, mas infelizmente já tive casos de fazerem publicidade a algo que nem sequer tem a ver com o tema do meu blog! Como dizes, nem leram, fazem copy-paste em todos os blogs. Obrigado pelas dicas, foram úteis, mesmo já sabendo algumas coisinhas, mais nunca é demais :)

    http://juksmakeup.blogs.sapo.pt

    ReplyDelete
  25. Obrigada pelas dicas! Para quem está a começar, como eu, bons conselhos nunca são demais. No meu caso criei o blog porque queria partilhar ideias, pensamentos, coisas que gosto com outras pessoas que possam ter os mesmos interesses.

    hheelshhopes.blogspot.com

    ReplyDelete
  26. Belas dicas! Deram imenso jeito, sem duvida! Adoro o teu blog e estou perdidamente apaixonada pelo teu estilo, és sem dúvida um modelo a seguir!

    ReplyDelete

FOLLOW ME ON INSTAGRAM @BLACKROSEBYANNLUCK